Suas hidratações não estão fazendo efeito? Cronograma capilar neles!


Você já ouviu falar do Cronograma Capilar? Não? Pois é, muitas mulheres nem sabem o que é isso e por isso perdem tempo e dinheiro tentando hidratar os cabelos da forma errada. O cabelo, assim como o nosso organismo, precisa de vitaminas e nutrientes para se manter bonito e saudável. São três nutrientes principais: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. A ordem para cuidar dos cabelos é esta e se feita de forma irregular, você pode usar o creme de hidratação mais caro que tiver, mas ele não fará efeito em seu cabelo. Por isso você precisa saber do que ele precisa. Entenda o que o seu cabelo diz e faça o que ele está pedindo. O resultado será um cabelo saudável, bonito e sedoso!


O QUE É O CRONOGRAMA CAPILAR?

O cronograma capilar é uma espécie de "agenda de hidratação" que você monta conforme a necessidade do seu cabelo.


COMO SABER O QUE O MEU CABELO ESTÁ PEDINDO?

Bom, é muito simples. 
Parece complicado no início, mas não é. 
Aos poucos você vai se acostumando.





HIDRATAÇÃO (H)



Trata-se da reposição hídrica do seu cabelo


Como saber se é um creme de hidratação?

Geralmente vem escrito na embalagem apenas "Creme de Hidratação", "Hidratante", "Moisture"(umidade). Caso você tenha dúvida, preste atenção na composição do creme. Cremes de hidratação sempre são feitos a base de Glicerina, Glicerina Vegetal  (Glycerin, Glicol, Gliceryl), Álcools modificados (ex: Cetyl Alcohol e Cetearyl Alcohol), Extratos Botânicos (Ex: Melissa Officialis Extract, Rosemarinus Officinalis Leaf Extract, ou seja, todo que tiver um nome de “planta” acompanhado por “Extract), Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Sacarose ou Derivados do Açúcar.


NUTRIÇÃO (N)

Trata-se da reposição lipídica do seu cabelo.

Como saber se é um creme de nutrição?

No rótulo sempre está escrito “Nutritiva”e/ou “Nutrição” e/ou “Nutrition” e/ou “Butter Treat”. Pode até estar escrito "Creme de Hidratação", mas sempre terá o "Nutrição" junto. Lembrando que todos eles são creme de hidratação, seja a comum, a nutritiva ou para reconstrução. Também pode estar identificada como "Reparação"ou "Tratamento", por isso é importante analisar a composição dela.
Óleos e manteigas, as quais estarão escritas da seguinte forma: Nome do extrato + Oil (Ex: Avocado Oil, Óleo de Abacate) ou nome do extrato + Butter (Ex: Shea Butter, Manteiga de Karité).
Manteiga de Karité (Shea Butter)
Manteiga de Murmuru (Astrocaryum Murumuru Seed Butter ou Murmuru Butter)
Manteiga de Cacau (Theobroma Cacao Butter)
Manteiga de Cupuaçu (Cocoa Butter)
Manteiga de Abacate (Avocato Butter)
Manteiga de Tutano (Marrow Butter)
Óleo de Coco (Coconut Oil)
Óleo de Oliva (Olive Oil)
Óleo de Abacate (Avocato Oil)
Óleo de Tutano (Marrow Oil)
Óleo de Argan (Argania Spinosa Oil), etc.


RECONSTRUÇÃO (R)



Trata-se da reposição proteica do seu cabelo.

Como saber se é um creme de reconstrução?

Esse é bem mais fácil de achar e devemos tomar cuidado para não usar demais. Em seu rótulo você encontrará: “Reconstrutora”, “Reconstrutor”, “Repositor de Massa”, “Repair”, “Reconstructor”, “Strength”, e/ou “Rebuild”.Queratina (Hydrolyzed Keratin), Creatina (Creatine), Arginina (Arginine), Cisteína (Cysteine), Colágeno (Hydrolyzed Collagen Protein)

TABELA PRÁTICA PARA DECORAR E NÃO SE PERDER



COMO MONTAR O MEU CRONOGRAMA CAPILAR

Primeiro você precisa dar uma boa pesquisada na internet e analisada em seu cabelo. O melhor seria você pedir para um profissional analisar o seu cabelo e saber em que fase ele se encontra. Pode ser um cabeleireiro mesmo, desde que ele realmente entenda disso. Se você não puder contar com a ajuda de um profissional, você pode dar continuidade as pesquisas e análises do seu cabelo, testando as hidratações e vendo em qual o seu cabelo responderá melhor. Por exemplo, você fez uma hidratação com uma máscara reconstrutora e o seu cabelo ficou lindo, respondeu super bem, então era disso que ele estava precisando. A próxima fase é a hidratação e depois a nutrição. Após identificar em qual fase o seu cabelo se encontra, monte o seu próprio cronograma. É importante você saber que não é necessário seguir esses cronogramas, mas sim montar o seu. Veja como o seu cabelo vai responder a cada fase e aí parta para a próxima. Pode ser que você tenha que permanecer mais em determinada etapa, antes de partir para a próxima. Esteja atenta a isso!

Conheço duas maneiras, uma mais prática e objetiva e outra mais complexa, fica a seu critério escolher! Vou usar o exemplo acima para montar uma tabela de exemplo. Lembrando que o cabelo acima acabou de passar por uma RECONSTRUÇÃO.


PRÁTICA E OBJETIVA (De 4 a 5 hidratações mensais):




COMPLEXA (Toda vez que lavar o cabelo)




COMO SABER EM QUAL FASE O MEU CABELO ESTÁ?

Primeiro, conheça a estrutura do seu cabelo. Os cabelos compõem-se de: 90% de Queratina, proteína que contém na sua estrutura 18 aminoácidos. Característica beneficiada pela etapa de Reconstrução.  8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico. Característica beneficiada pelas etapas de Hidratação e Nutrição. Além dos 2% de minerais (ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto). A exposição excessiva aos fatores ambientais (vento, sol, pereira, mar, etc), assim como o uso constante de instrumentos mecânicos (secador, chapinha, babyliss) causam danos ao percentual das substâncias elementares à saúde dos cabelos. Então, para manter o cabelo bonito e saudável, é muito importante que você reponha todas as substâncias fornecidas por cada etapa do cronograma capilar.



HIDRATAÇÃO

Hidratar é repor a água que o cabelo perde no dia-a-dia. Ela é responsável pela maleabilidade, maciez e sedosidade dos cabelos e os principais sintomas da falta de hidratação são:
falta de maciez, brilho e movimento;cabelo fica mais pesado e embaraçado;aspecto ressecado

NUTRIÇÃO

Nutrir é repor os lipídios do cabelo, ou seja, sua oleosidade. Primeiro fazemos a hidratação para repor a água e depois fazemos a nutrição para manter a água no fio e selá-lo. A nutrição é a responsável por dar brilho, definição e corpo aos fios e os principais sintomas da falta de nutrição são:
cabelo com volume excessivo e pouca definição;frizzpouco brilhoaspecto sem vida

RECONSTRUÇÃO

A reconstrução repõe as proteínas do fio, devolvendo massa e a queratina ao cabelo e tirando o aspecto de cabelo opaco, quebradiço e sem vida. É necessário fazer quando estamos abandonando a química (que destrói a estrutura do fio), quando nossos cabelos ficam muito expostos a fatores externos como chuva, vento, água quente, shampoo com parafina…
excesso de frizz (mesmo fazendo as outras etapas)
pontas duplas
fios fracos, quebradiços e porosos
queda excessiva (é normal cair até 150 fios por dia)
aspecto de cabelo danificado

Obs: A reconstrução (queratina) só pode ser feita de 1 a 2 vezes por mês, senão o efeito é contrário e o cabelo fica duro!

* Açúcar demais afina o cabelo. Cuidado com produtos que contenham açúcar/cristal e seus derivados. Cabelos finos ficam leves e com muito frizz.

REGRA BÁSICA: 
QUERATINA = ENDURECE

AÇÚCAR = AFINA
CABELO FINO


CABELO GROSSO



DICAS PARA NÃO ERRAR NA HORA DA COMPRA E TER SUCESSO EM SUAS HIDRATAÇÕES

Não quero recomendar marcas de produtos, pois cheguei a conclusão de que são poucos os produtos naturais e que realmente trazem benefícios para o seu cabelo. A maioria deles contém substâncias que fazem um "efeito maquiagem" em seu cabelo, que instantaneamente, deixa o seu cabelo m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o, mas a longo prazo o destrói. É como a maquiagem que esconde suas imperfeições, mas depois que sair sua pele continuará a mesma ou ficará pior do que antes. Procure comprar produtos que não contenham esses ingredientes que fazem mal ao cabelo, mas se você é como eu, que não tem a menor paciência para ficar lendo aquele monte de palavras difíceis e gastar horas apenas para comprar um creme de cabelo, então escolha aqueles que sejam naturais ou pesquise na internet os produtos que não fazem mal, para saber o que você deve comprar.

Fuja de produtos que contenham:  SILICONE, ÓLEOS MINERAIS, PARAFINA, - PETROLATO - ou petrolatum; mineral oil, parafinum liquid



Bom, espero ter ajudado vocês! Qualquer dúvida é só entrar em contato comigo através do Fecebook ou pelo Blog mesmo. Deus abençoe vocês! Beijinhoo!




Já baixou o nosso e-book Nós Modamos? Separamos as melhores postagens para você, não deixe de conferir! Baixe agora mesmo pelo 4shared ou envie-nos o seu e-mail solicitando o e-book, gratuitamente! 




2 comentários:

Obrigada pela visita, não esqueça de deixar seu e-mail para que eu lhe envie a resposta!Beijos Deus abençoe!

Redes Sociais

Redes Sociais