Pontas ressecadas? Umectação com Azeite de Oliva nelas [ATUALIZADO EM SET/2015]




Para quem nunca experimentou passar azeite de oliva nos cabelos, não sabe o que é um cabelo com brilho, saudável e sedoso!
Siiiim....Eu achava meio estranho isso, mas na busca pelo cabelo perfeito, resolvi tentar. Meu cabelo não é acabado, mas o meu problema são as pontas. Elas são ressecadas e eu tenho que sempre dar uma atenção especial a elas.
Se você, que não conhece, achou estranho, vou explicar como é que funciona.

O QUE É UMECTAÇÃO?

É quando enluvamos o nosso cabelo com um óleo, de preferencia vegetal, ou um óleo que seja de origem extra virgem: exemplo azeite de oliva extra virgem. Esse tratamento faz parte da nutrição, o objetivo dele e devolver a oleosidade natural dos fios e os nutrientes. 

Quer saber mais a fundo sobre a Umectação? Dê uma olhada nesse post Beleza Genuína - Tudo sobre Umectação Capilar

PARA QUE SERVE?

Se você tem pontas duplas
Se o seu cabelo é ressecado
Pesquisando mais afundo, descobri que essa massagem ajuda no crescimento dos cabelos. É um dos segredos do rápido crescimento dos cabelos das indianas.

QUAL É A QUANTIDADE INDICADA?

Isso varia de cabelo para cabelo. Você passa a quantidade que o seu cabelo pedir. Se você tiver muito cabelo, um pouco de óleo não será o suficiente, assim como se você tiver pouco cabelo, muito óleo trará um efeito contrário. Então passe o que você julgar suficiente.

QUAL É A FREQUÊNCIA EM QUE POSSO FAZER?

Se o seu cabelo for muito ressecado, acredito que uma ou duas vezes por semana já está bom. Você tem que testar. Se você fizer duas vezes e sentir o cabelo muito oleoso, diminua.
Algumas mulheres fazem uma vez por mês. Outras, de 15 em 15 dias.
Eu faço 1 vez por semana (só nas pontas, da orelha para baixo) e 1 vez por mês no cabelo inteiro (que é o processo correto). Mas só de passar nas pontas, você já sente uma diferença imensa. Eu senti.

QUANTO TEMPO DEIXAR?

Isso também vai de cada um. Eu prefiro dormir com o óleo no cabelo. Assim ele tem mais tempo para agir e é a noite, enquanto descansamos, que o nosso corpo está mais propício para todo tipo de tratamento.
Mas você pode deixar 5 minutos, 30 minutos, 2 horas, 5 horas...Enfim, dê uma pesquisada na internet e você descobrirá a melhor forma para você. Como já disse, eu durmo e lavo no outro dia (aproximadamente umas 8 horas ou mais) Ah, e não esquece de dormir com uma touca viu? 


COMO FAZER?

Separe o cabelo em 4 partes ou mais. Lave bem as mãos. Jogue um pouco de azeite ou óleo na palma da mão. Esfregue uma mão na outra para dar uma aquecida nele. Passe mexa por mexa, enluvando o cabelo.
Se você for fazer no cabelo inteiro, passe um pouco na raiz dos cabelos e massageie. Quando você fizer no cabelo inteiro, desde a raiz, você TEM que massagear. E deixar agir por um bom tempo. A massagem vai estimular o crescimento e a ação dos nutrientes. Não adianta passar o óleo no cabelo sem fazer massagem! A MASSAGEM é fundamental!  Coloque a touca e deixe agir.

QUAL AZEITE USAR?

Qualquer marca, desde que seja AZEITE EXTRA VIRGEM



http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/azeites-de-oliva-so-no-rotulo-10710633






Separei alguns vídeos com maneiras diferentes de fazer a Umectação. Deem uma olhada!




E para quem ainda duvida...(eu esqueci de tirar foto do meu)



É isso aí, meninas! Espero que tenham gostado. 
Compartilhem suas experiências conosco! Não esqueçam de comentar, dizendo se deu certo ou não! 

Ah, e lembrem-se, além da umectação precisamos fazer hidratações. Produtos bons é o que fazem a diferença em nosso cabelo. E se você acha que o shampoo e o condicionador não faz diferença, lhe digo: Faaaaaz sim! Veja o post que fiz falando sobre o shampoo e condicionador da Amend.

*Em breve farei um vídeo respondendo todas as perguntas que me fazem sobre Umectação Capilar. Enquanto isso, fiquem à vontade para acessar o nosso canal e assistir os outros vídeos! Deus abençoe vocês!*






44 comentários:

  1. Ahhh Amei ! Estou voltando aos cachos ( meu cabelo nn estava totalmente liso mais nn estava mais cacheado como antes estava ondulado ) e acho que essa umectação vai me ajudar muito !

    ResponderExcluir
  2. Muito boa hidratação é a melhor adorei o resultado bju

    ResponderExcluir
  3. Eu to fazendo pela segunda vez e adorei poi fiz mechas californiana e minhas pontas melhoraram muuuuito

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz me mechas californiana e isso agride o cabelo e muito estou fazendo essa hidra com azeite pela 4 vez e to adorando mudou muito o meu cabelo sem falar no brilho e na vivacidade da cor da californiana ameeeeeewei aprivado

    ResponderExcluir
  5. Eu to fazendo pela segunda vez e adorei poi fiz mechas californiana e minhas pontas melhoraram muuuuito

    ResponderExcluir
  6. Nossssa parece magica gente, achei que fosse mentira, mas nao é meu cabelo estava com as pontas bem espigadas horrivel, fiz hj a primeira vez e parece magica sumiu 90% das maleditas kkk verdade mesmo vou continuar fazendo pous se sonente uma vez funcionou imagine uso continuo ( por semana) amei amei muito muito!!; Perfect! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente é milagroso. O correto é fazer uma vez por semana! Dei uma parada, pois estou substituindo pelo Óleo de Amêndoas, que também é maravilhoso, mas hoje vou fazer, faz tempo que não faço. Está fazendo falta. Vou postar foto para vocês!

      Excluir
  7. Meu cabelo tem mechas e realmente resseca muito, sempre faço com óleo de pequi que tb é maravilhoso, sela as cuticulas do cabelo, hoje estou testando o azeite de oliva.

    ResponderExcluir
  8. Eu posso lavar os cabelos com ant resido após este processo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielly, bom, acredito que não seja muito recomendável, pois o anti-resíduos pode acabar tirando os nutrientes que seu cabelo absorveu. Eu nunca tentei usar, até porque o anti-resíduos é bom fazer antes da hidratação e quando você usa o azeite de oliva você usa o shampoo depois, então pela lógica acredito que não seja bom. Para tirar bem azeite e o cheiro, eu lavo a primeira vez com um shampoo neutro, massageio bem e deixo agir por alguns minutos e depois repito o processo com um shampoo hidratante e o condicionador, normalmente. Deus abençoe!

      Excluir
    2. Boa noite, eu tenho um azeite, só que detalhe ele é de azeite com soja, será que funciona? Me ajude Mariana, meu cabelo está horrível :/

      Excluir
  9. Boa noite, eu tenho um azeite, só que detalhe ele é de azeite com soja, será que funciona? Me ajude Mariana, meu cabelo está horrível :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Claudenice, creio que não, pois ele deve ser azeite de oliva extra virgem. Mas você pode fazer essa umectação com qualquer Óleo 100% natural, pode ser óleo de coco, amêndoas... Destes eu só fiz com o de amêndoas e também amei o resultado. Ele não é caro, custa na faixa de R$4,00 e dura bastante. Mas não esqueça, deve ser óleo 100% natural. O de amêndoas que uso é o doce. Faça isso que ele vai ficar lindo. Faça pelo menos uma vez por semana. Deus abençoe.

      Excluir
  10. Esse óleo de amêndoas vem no rótulo escrito 100% natural? Onde encontro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cíntia! Sim, alguns vem, outros não. O que uso é o óleo de amêndoas doce e ele não vem escrito nada de 100% natural, mas é só você olhar a composição dele. Neste, ele tem óleo, essência e óleo vegetal. Acho que, basicamente, é isso. Não pode ter muitas coisas na composição, o essencial é o óleo de amêndoas e o vegetal.

      Excluir
    2. Acabei de fazer. ..Ficou maravilhoso. ...Já fiz com de coco, mas gostei mais o de azeite.

      Excluir
  11. Vou testar hoje a umectação com Azeite de Oliva e daqui uma semana com o óleo de côco! Espero que meu cabelo melhore e cresça logo...quero ele na cintura...estou tentando de tudo até monovin estou usando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai flor! Não desista! A gente só consegue o que se quer com muito esforço, ainda mais quando se trata de cabelo kkkk. O meu já está na cintura, mas como ele não está inteiro por igual, então parece que não tá, só uma pequena mecha é que está =(, mas também não desisto não!
      Beijos, Deus abençoe!

      Excluir
    2. É isso ai flor! Não desista! A gente só consegue o que se quer com muito esforço, ainda mais quando se trata de cabelo kkkk. O meu já está na cintura, mas como ele não está inteiro por igual, então parece que não tá, só uma pequena mecha é que está =(, mas também não desisto não!
      Beijos, Deus abençoe!

      Excluir
    3. Ah, não usa Monovin A não, é perigoso =/

      Excluir
  12. oiii deixa eu te fazer uma pergunta essa massagem com azeite é pra ser feito com o cabelo sujo ? se o cabelo tiver sujo os nutrientes entra nos fios mesmo assim ? ou tem que lavar o cabelo antes da massagem e depois da massagem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz flor, geralmente a mulherada faz antes de lavar o cabelo ou um dia antes de lavar o cabelo e dorme com ele assim. Então, consequentemente, é com o cabelo sujo, mas se você fizer com ele limpo creio que é melhor ainda, pois ele irá absorver melhor, a única diferença é que você terá que lavar o cabelo de novo. Deus abençoe!

      Excluir
  13. Olá Mariana gostaria de saber se existe óleo de ricino mineral? Pois já fui em varias farmácia e dizem que não tem óleo de ricino vegetal ai fiquei Em duvidas pois dizem q só podemos usar óleos vegetais e que esse de ricino encontramos Em qualquer farmácia e então porque não encontrei? sei que isso não vem ao caso do seu poster mas acontece que estava Em dúvidas e não sabia a quem perguntar. Desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, pelo que andei pesquisando, você tem que procurar o que é 100% puro mesmo, que é o Vegetal. Mas obrigada pela pergunta, eu nunca procurei então não sabia. É que é bom a gente ficar atenta né?! Vê se você consegue achar o da marca Farmax ou Laxsan. Procure em casas de produtos naturais que com certeza você achará.

      Beijos, Deus abençoe!

      Excluir
  14. Mariana, quando o dia amanhec, o que vc faz com a umectação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apenas lavo o cabelo, normalmente, enxáguo sem o shampoo até sair bastante do óleo, passo o shampoo (um pouco mais do que o normal) deixo por alguns minutos, enxáguo e lavo mais uma vez com o shampoo, pra retirar bem o óleo. Depois passo um pouco de condicionador só nas pontinhas, pois são mais secas.

      Excluir
  15. Oie, Bom as pontas do meu cabelo estão meia seca, elas não estão super secas mas estão secas, por quanto tempo deixo o óleo nas pontas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gosto de deixar a noite toda, mas depende de cada cabelo. É bom você fazer uns testes. Deixe por duas horas e depois lave, por seis horas, 12 horas..acredito que duas horas por dia uma ou duas vezes por semana, já vai dar um bom resultado,

      Excluir
  16. Estou fazendo a hidratação espero que de certo porque minhas pontas tá horrível

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça até que você veja uma melhora. Vá diminuindo a quantidade de vezes que você faz, por mês, conforme você tiver bons resultados =)

      Excluir
  17. Depois de tirar o azeite, é indicado lavar normalmente com shampoo e condicionador?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O azeite já substitui o condicionador, devido suas propriedades condicionantes, mas eu gosto de passar o condicionador só nas pontas. O shampoo você pode usar normalmente, só não use o anti-residuos.

      Excluir
  18. Vc Cortou o Cabelo Antes Ou Depois de Começa a Usa o Óleo ?

    ResponderExcluir
  19. Vc Cortou o Cabelo Antes Ou Depois De Começa a Usa o Óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cortei meu cabelo antes e isso ajudou a fortalecer mais o cabelo, para ele crescer saudável.

      Excluir
  20. O Gallo não e extra virgem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo toque, Vitória! Já atualizei o post. Deus abençoe!

      Excluir
  21. Gente tem que passar com o cabelo limpo

    ResponderExcluir
  22. Amoo muito, sempre faço ♥

    https://dela-paraelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. O meu cabelo está curtíssimo e fiz progressiva,acabou c meu cabelo.Sumiu o cabeli e as pontas ressevadissima e espigadas.Posso fazer a hidratação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, só não faça com muita frequência, principalmente cuidado ao usar muitos produtos que contenham óleo de coco. Porque excesso de umectação pode acabar causando justamente o ressecamento. O ideal é seguir um cronograma capilar. Dê uma pesquisada e monte um cronograma pra você, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução. Demora alguns meses, mas se seguir certinho o cabelo vai crescer logo e saudável,

      Excluir

Obrigada pela visita, não esqueça de deixar seu e-mail para que eu lhe envie a resposta!Beijos Deus abençoe!

Redes Sociais

Redes Sociais