Decida os detalhes mais importantes | DIÁRIO DE UMA NOIVA #4


E aí, noivinhas! Como andam os preparativos para o grande dia? Animadas?
Se você ainda não viu os outros posts sobre o assunto, confira logo abaixo clicando nos links:

Noivas, Solteiras e Recém-casadas | DIÁRIO DE UMA NOIVA #1


E hoje nós vamos falar sobre os detalhes mais importantes de um casamento, ou seja, quais serão as suas prioridades a partir de agora.
A primeira coisa que você deve ter em mente é:

1.  A Data do casamento

Primeiro vocês precisam ter em mente uma data definida ou estipular uma data aproximada. Sem essa informação, o resto ficará muito mais difícil, pois muitas coisas importantes e que devem ser feitas com antecedência, dependem dessa informação. Se não souber o dia ainda, tenha pelo menos o mês em mente.
Não se esqueça da data do casamento no civil também, que deve ser marcada com, no mínimo, 30 dias de antecedência e  60 dias no máximo.

Aqui você encontra todas as informações que precisa: Casamento no civil passo-a-passo

2. Orçamento 

Estipulem um valor máximo para isso e faça os orçamentos com os fornecedores baseado nesse valor. Por exemplo, se você e seu noivo estipularam que não querem gastar mais do que 15 mil reais, ficará mais fácil de tomar algumas decisões e evitará que você perca seu tempo com visitas, degustações e orçamentos desnecessários.
Quando forem definir isso, lembrem-se de que casamento não é barato e leve em conta que após o grande dia ainda terá a lua de mel e os gastos da nova vida de casados (aluguel, gastos com a manutenção da casa, alimentação, gastos pessoais, móveis...)

A lua de mel é um dos detalhes mais importantes! Na minha opinião é melhor economizar no casamento e investir na lua de mel que será um momento importante e merecido para você curtir com seu amor. Definam o que querem fazer na lua de mel e decida os outros detalhes com base nisso. Não adianta gastar horrores no grande dia e ficar cheio de dívidas depois. Essa é a pior forma de começar uma vida a dois. Conte com um dinheiro de emergência também para imprevistos.

3. Lista de convidados

Faça uma lista de convidados e coloque todas as pessoas que você desejar. Não se preocupe com os números, é apenas um "rascunho".
Peça para o seu noivo fazer a dele também ou façam juntos. Se achar necessário, coloque os pais para participarem dessa escolha também. Mas tenha em mente uma coisa: essa é uma das partes mais difíceis do casamento e na maioria das vezes causa um grande estresse em todo mundo!

Fez o rascunho? Agora veja a quantidade de pessoas e o que acha. Está bom? Precisa diminuir? Tem muito pouco? Então faça uma segunda lista e dê uma refinada ou acrescente mais pessoas. Segue abaixo uma dica boa para você decidir quem chama ou não para compartilhar esse momento com vocês:




4. Local da cerimônia e da festa

Decida se quer uma cerimônia religiosa na igreja ou em outro local, se vai precisar de padre, pastor, celebrante, juiz de paz... Se vai ser uma cerimônia externa ou em um salão, enfim, se vão gastar com o aluguel de algum espaço ou se já possuem algum espaço e se haverá festa ou não.

5. Buffet e decoração

Qual o tipo de comida e decoração, estilo de casamento que vocês desejam? A comida combina com o estilo do casamento? Vão contratar buffet ou fazer tudo por conta própria? O buffet será a parte ou juntamente com um espaço? Compensa mais contratar um espaço que já oferece buffet e decoração ou fazer tudo separado? Lembre-se que a vantagem de fechar um pacote completo (pelo menos buffet, espaço e decoração) é que os estresse será menor e o descontinho maior.

6. Detalhes essenciais e opcionais

Decidam o que querem para a festa e façam orçamentos:

Fotógrafos e vídeo-makers;
Músicos ou DJs;
Modelos de convites;
Convites dos padrinhos;
Traje dos padrinhos;
Damas e pajens;
Dia da noiva (penteado e make incusos);
Acessórios e vestido da noiva;
Traje do noivo;
Lembrancinhas;
Lista de presentes;
Lista de enxoval;
Chá de panela, chá bar ou chá de lingerie;
Lingerie para a lua-de-mel;


Esses são os detalhes mais importantes e que vão te ajudar a se planejar para verificar item por item. Faça listas e monte uma agenda para não se perder!
No próximo post (05/05), vamos falar sobre O orçamento dos dois, dicas para economizar e orçamentos com fornecedores. Até o próximo!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita, não esqueça de deixar seu e-mail para que eu lhe envie a resposta!Beijos Deus abençoe!

Redes Sociais

Redes Sociais